Barrados no shopping

Para entrar no shopping, só com autorização

"

Desde que a administração do Royal Plaza Shopping decidiu identificar adolescentes para a entrada no estabelecimento, no último dia 9, o tema divide opiniões. Na entrada do shopping, os seguranças pedem aos jovens, que aparentam idade entre 12 e 17 anos, para mostrar documento de identificação. Se for comprovado que a pessoa é desta faixa etária, só entra acompanhada dos pais ou com outra pessoa com mais de 18 anos que tenha em mãos uma autorização escrita. O documento deve ser assinado pelo pai ou pela mãe e ser reconhecido em cartório - e deve constar o nome do adulto responsável por acompanhar o adolescente no passeio (veja no quadro como funciona a entrada).

Um jovem de 18 anos, que prefere não ser identificado, estava indo cortar o cabelo no shopping quando um segurança pediu o documento. Ele recuou, revirou a mochila e entrou novamente, após comprovar a maioridade.
- Fui pego de surpresa, mas sempre carrego os meus documentos. Na verdade, eu acho interessante esta iniciativa. Já poderia ter sido tomada antes, acho que vai melhorar para todos - explica o jovem.

Diferente dele, outro jovem de 16 anos foi barrado ao tentar entrar. Ele estava sozinho e argumentou que não sabia da nova norma. Além de não possuir autorização de seus responsáveis, ele estava sozinho, sem a companhia de um adulto
- Eu ia passar no caixa eletrônico e depois dar uma volta - explica o jovem que foi embora depois de ter a entrada barrada.

Para professor de Direito, não há problema se restrição for para todos

O administrador do shopping, Ruy Giffoni, reconhece que a atitude não é simpática, mas justifica com base na segurança:
- É uma atitude antipática e não temos a intenção de proibir a entrada, apenas restringir para que os adolescentes estejam acompanhados dos pais. Tentamos não tomar esta decisão, mas, se acontecesse algo, seríamos responsabilizados.

Conforme Giffoni, a iniciativa foi tomada após publicações no Facebook que combinavam um encontro de jovens para um 'rolezinho'.

Conforme o professor de Direito da Unifra, Vitor Hugo Ferreira, o shopping, por se tratar de um local privado, pode criar regras para o acesso, desde que as normas sejam válidas para todos.
- O fato de proibir, de gerar um critério, tem que ser para todos, não dá para estereotipar se é um determinado grupo ou não - defende.


COMO FUNCIONA A ENTRADA

Desde a última sexta-feira, adolescentes que aparentam ter menos de 18 anos são abordados por seguranças, na entrada do shopping. Mesmo sendo alvo de polêmica, a decisão não tem um prazo para se encerrar. Quem estiver na faixa etária dos 12 aos 17 precisa:
- Estar com o documento de identidade e acompanhado de pai ou mãe n Se não estiver com o pai ou a mãe, precisa estar acompanhado de uma pessoa com mais de 18 anos
- O adulto que está com o adolescente precisa ter em mãos uma autorização, reconhecida em cartório, que declare que ele vai passear no shopping com o adolescente
- A autorização precisa ser nominal (citar o nome do responsável pelo adolescente), mas não precisa ter uma data e pode ser utilizada em mais de uma ida ao shopping

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Resumo do Correspondente Ipiranga 20h - Rádio Gaúcha

Próximo

Restauração na RSC-287 começa nesta quarta-feira

Geral